quinta-feira, 26 de agosto de 2021

 Plano de Aula - Tirinhas

De todos os gêneros trabalhados, as Tirinhas foram as preferidas (por isso escolhi este plano em especial para exemplificar o trabalho realizado)...


Tema da aula: Gênero textual: Tirinhas e Interpretação textual

 Turma: 52  

Turno: Manhã

 Objetivos específicos da aula:

 Construir conceitos sobre a estrutura de histórias em quadrinhos.  

Ler histórias em quadrinhos analisando sua estrutura

Desenvolver a habilidade de descrever, analisar, interpretar e relacionar imagens.

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC:

(EF15LP14). Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

(EF35LP03). Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF35LP04). Inferir informações implícitas nos textos lidos.

Metodologia – segundo a Metodologia Dialética de Vasconcelos

1º Momento – Mobilização para o conhecimento

Será apresentado aos estudantes as imagens das tirinhas, convidando-os a passear os olhos livremente;

Em seguida, será proposto que eles digam o que mais lhes chamou a atenção nas tirinhas;

Pode-se discutir se eles conhecem os personagens e contextualizar a história.

 


 2º Momento – Construção do Conhecimento

  Em seguida explicar as características desse gênero textual, apresentado suas peculiaridades.

 *O diálogo entre os personagens aparece através de balões, sendo que eles variam muito de formato, como por exemplo, linhas contínuas, interrompidas (fala sussurrada), ziguezagueadas (demonstrando um grito, um som de rádio ou televisão), ou em forma de nuvem (simbolizando o pensamento dos personagens).

* Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto, alegria, tristeza.

* Há também a presença das onomatopeias, causando certa animação à história, por meio de sons produzidos por pessoas (zzz, para o sono, rrr, para o rosnado de um cão, entre outros), e por ambientes (crash, para a batida de um carro ou buuum para representar uma explosão).

*São compostas por uma linguagem verbal e uma não verbal, fazendo uma associação entre imagens e palavras, procurando facilitar o entendimento do leitor. 

 3º Momento – Síntese do Conhecimento

Depois de aprender sobre o gênero textual Tirinha, vamos responder as questões sobre a tirinha abaixo.



                                                                                                                    Continua.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Conclusões... (Parte II)      É responsabilidade do Estado prover condições adequadas para o ensino e para o aprendizado, porém sabemos que...