Plano de Aula - Tirinhas
De todos os gêneros trabalhados, as Tirinhas foram as preferidas (por isso escolhi este plano em especial para exemplificar o trabalho realizado)...
Tema da aula: Gênero
textual: Tirinhas e Interpretação textual
Turma: 52
Turno: Manhã
Objetivos específicos da aula:
Construir conceitos sobre a estrutura de histórias em quadrinhos.
Ler histórias
em quadrinhos analisando sua estrutura
Desenvolver a habilidade de descrever, analisar,
interpretar e relacionar imagens.
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da
BNCC:
(EF15LP14).
Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens
e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras,
onomatopeias).
(EF35LP03).
Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04).
Inferir informações implícitas nos textos lidos.
Metodologia –
segundo a Metodologia Dialética de Vasconcelos
1º Momento –
Mobilização para o conhecimento
Será apresentado aos estudantes as
imagens das tirinhas, convidando-os a passear os olhos livremente;
Em seguida, será proposto que eles
digam o que mais lhes chamou a atenção nas tirinhas;
Pode-se discutir se eles conhecem os
personagens e contextualizar a história.
Em seguida explicar as características desse gênero textual, apresentado suas peculiaridades.
*O diálogo entre os personagens aparece através de balões, sendo que eles variam muito de formato, como por exemplo, linhas contínuas, interrompidas (fala sussurrada), ziguezagueadas (demonstrando um grito, um som de rádio ou televisão), ou em forma de nuvem (simbolizando o pensamento dos personagens).
* Os sinais de pontuação são variados, reforçando a voz dos personagens e
indicando o modo como eles revelam seus sentimentos, como raiva, espanto,
alegria, tristeza.
* Há também a presença das onomatopeias, causando certa animação à história,
por meio de sons produzidos por pessoas (zzz, para o sono, rrr, para o rosnado
de um cão, entre outros), e por ambientes (crash, para a batida de um carro ou
buuum para representar uma explosão).
*São compostas por uma linguagem verbal e uma não verbal, fazendo uma
associação entre imagens e palavras, procurando facilitar o entendimento do
leitor.
Depois de aprender sobre o gênero textual Tirinha, vamos
responder as questões sobre a tirinha abaixo.
Continua.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário