Conclusões... (Parte I)
Durante o
Curso de Licenciatura em Pedagogia, senti falta de uma formação mais prática, o
programa Residência Pedagógica me permitiu viver o dia-a-dia dentro da escola
em seus diversos espaços, através da observação, do planejamento de aulas e
realização de atividades junto aos estudantes. As vivências, as trocas de
experiências, as orientações e o olhar atento e sempre disponível dos
professores que coordenaram o projeto dentro da Universidade de Caxias do Sul,
da Preceptora e Coordenação Pedagógica da Escola Caldas Júnior e dos
professores titulares, foi uma oportunidade ímpar e enriquecedora na minha
formação como docente.
Essa vivência
do dia-a-dia da escola, também me permitiu ver (e vivenciar) na prática, as
dificuldades que os professores e a educação estão passando, é certo que
vivemos atualmente um período atípico em função da pandemia de COVID-19, mas
não podemos culpar a pandemia por tudo. Vi a escola e os professores (e eu
mesma) se desdobrarem para se adaptar, se reinventar, para que o ensino pudesse
continuar e nenhum estudante fosse prejudicado, porém vimos que boa
parte dos estudantes, sequer realizou as tarefas em casa e embora tenha havido
uma pressão absurda para a volta presencial das aulas, houve muitos alunos que
demoraram muito para voltar para a escola. A escola tem um papel fundamental em
nossa sociedade, porém é imprescindível o envolvimento das famílias no
desenvolvimento destes estudantes. Não é possível aceitar que toda a
responsabilidade sobre as falhas na aprendizagem dos estudantes recaia sobre os
professores.
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