terça-feira, 22 de março de 2022

 Conclusões... (Parte I)



Durante o Curso de Licenciatura em Pedagogia, senti falta de uma formação mais prática, o programa Residência Pedagógica me permitiu viver o dia-a-dia dentro da escola em seus diversos espaços, através da observação, do planejamento de aulas e realização de atividades junto aos estudantes. As vivências, as trocas de experiências, as orientações e o olhar atento e sempre disponível dos professores que coordenaram o projeto dentro da Universidade de Caxias do Sul, da Preceptora e Coordenação Pedagógica da Escola Caldas Júnior e dos professores titulares, foi uma oportunidade ímpar e enriquecedora na minha formação como docente.

Essa vivência do dia-a-dia da escola, também me permitiu ver (e vivenciar) na prática, as dificuldades que os professores e a educação estão passando, é certo que vivemos atualmente um período atípico em função da pandemia de COVID-19, mas não podemos culpar a pandemia por tudo. Vi a escola e os professores (e eu mesma) se desdobrarem para se adaptar, se reinventar, para que o ensino pudesse continuar e nenhum estudante fosse prejudicado, porém vimos que boa parte dos estudantes, sequer realizou as tarefas em casa e embora tenha havido uma pressão absurda para a volta presencial das aulas, houve muitos alunos que demoraram muito para voltar para a escola. A escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, porém é imprescindível o envolvimento das famílias no desenvolvimento destes estudantes. Não é possível aceitar que toda a responsabilidade sobre as falhas na aprendizagem dos estudantes recaia sobre os professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Conclusões... (Parte II)      É responsabilidade do Estado prover condições adequadas para o ensino e para o aprendizado, porém sabemos que...