sexta-feira, 19 de março de 2021

Apresentação

 Olá! Este é o Programa de Residência Pedagógica  desenvolvida em uma parceria da Universidade de Caxias do Sul e Escola de Ensino Fundamental Caldas Júnior.                                                                     

                                                                                  

imagem arquivo UCS

Foto Reprodução Google Street View


Esta sou eu... 
Cíntia Tonini - estudante do 6º semestre de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul - UCS



    No Módulo I do Projeto Residência Pedagógica, trabalhei com a Educação Infantil, especificamente com as turmas Pré I e Pré II.
    Muitos foram os desafios deste projeto: o primeiro é que o mote desse projeto é a Alfabetização e nas turmas de Pré não se trabalha com alfabetização segundo as normas da BNCC, o segundo desafio são as aulas remotas em função da pandemia de Covid-19 e o terceiro era planejar aulas que pudessem ser realizadas pelas crianças com o auxílio de seus responsáveis e que utilizasse materiais disponíveis em casa para que não gerasse qualquer tipo de ônus ou dificuldades para as famílias.
    Assim, com a colaboração dos colegas Cristiano de Oliveira e Mônica Demeda e orientação da professora Andrea Morés (coordenadora do núcleo Caldas), surgiu o Projeto Alfaletrando Sentimentos. Aproveitamos o tema Valores que vinha sendo trabalhado pelas professoras titulares e através de atividades lúdicas, reforçamos estes valores ao mesmo tempo em que trabalhamos com o letramento, através de jogos, brincadeiras e atividades divertidas.
    Nos próximos posts, vou detalhar melhor estas atividades e os objetivos de cada uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Conclusões... (Parte II)      É responsabilidade do Estado prover condições adequadas para o ensino e para o aprendizado, porém sabemos que...